Nossa Trajetória

 

Em janeiro de 1994,  por iniciativa do SINTTEL/RJ - Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Rio de Janeiro – e com recursos advindos dos trabalhadores ligados a este setor, foi criado o Colégio Graham Bell, com o objetivo de oferecer a essa classe trabalhadora e a seus filhos, a formação técnica nas áreas das Telecomunicações, da Eletrônica e da Informática

 

Em março de 2004, após o processo de privatização das Empresas de Telecomunicações, o Colégio se encontrava em vias de fechar, devido à crise financeira pela qual passava o Sindicato. Movidos pelo desejo de dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado no Colégio, alguns professores e funcionários de então, fundaram a COOPGBELL – Cooperativa dos Profissionais de Ensino Graham Bell – e passaram a ser responsáveis pela administração do Colégio, através de uma gestão colegiada.

 

Ao assumir este desafio, a COOPGBELL vem dando ao ensino proposto pelo Colégio Graham Bell, em seus diversos cursos,  um caráter de qualificação para o mundo do trabalho, através de uma educação tecno-científico-cultural alicerçada nos diferentes campos do conhecimento - para além do mero treinamento profissional.

 

Sendo assim, a proposta pedagógica, a estrutura curricular dos cursos que é oferecida, seja no campo da educação formal ou não, e todos os projetos que são desenvolvidos,  são estabelecidos, rediscutidos e revistos continuamente, pelo grupo de profissionais que compõe a COOPGBELL através de estratégias variadas de constante atualização profissional.

 

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."

Paulo Freire​
 

NOSSOS VALORES

 

  • respeito às diferenças;

  • tolerância; 

  • valorização do trabalho colaborativo;

  • não sujeição às leis de mercado;

  • incentivo ao livre pensamento e à liberdade de ação;

  • autonomia;

  • responsabilidade com o futuro das novas gerações.

 

“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”

 

Rudolf Steiner

 

 

GRUPO GESTOR

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Rosângela Alves Gomes - presidente

Claudio Marcio Lopes Pinto - tesoureiro

Paula Dantas Mihailescu - secretária

Dejane Pereira de Almeida - suplente

Neide Eisele - suplente

Rejane Lucia Loureiro Gadelha - suplente

Nossa Meta

Completando 20 anos de existência como trabalhadores do  Colégio Graham Bell  e 10 anos como efetivos gestores dessa instituição, a COOPGBELL deseja alçar novos voos e ampliar suas atividades para além da Educação Básica, através de um fecundo diálogo com as empresas, com as entidades de classe, com seu público, em geral, oferecendo  projetos educacionais que caibam em seus sonhos e desejos de formação de seres humanos dignos.

 

 

Sobre Nós:

Somos um grupo de educadores que decidiu organizar sua força de trabalho em forma de Cooperativa. Nosso trabalhou se iniciou em 2004, quando professores do então Colégio Graham Bell se organizaram e fundaram a Coopgbell, que passou a ser a entidade mantenedora do colégio. Desde então, realizamos dezenas de outros trabalhos e projetos dentro do campo da educação. Atualmente somos mais de 40 cooperados, e prestamos consultoria nas área de Educação e Informática, capacitação de docentes, produção de material didático para alunos e professores nas diferentes disciplinas do Ensino Básico e das áreas técnicas de Telecomunicações, Eletrônica, Informática e Produção de Áudio. Também oferecemos diversos tipos de cursos e capacitações na nossa sede e em conjunto com outros parceiros. Se você ou sua organização precisa de algum serviço na área educaional, fale conosco! Todos os projetos listados nessa página podem ser oferecidos em nossas sedes, em locais de parceiros nossos ou em qualquer instituição que tenha interesse!

 

 

 

CONSELHO FISCAL

Marcos Barboza

Ricardo Edgar Marcianesi

Victor Fernandes Campos

Ricardo Jullian da Silva Graça 

Petronio Xavier Correa Lima

Sonia Regina da Silva Santos

COOPGBELL - . Telefone: (21) 2567-0197